IMG_0505

Lançamento da Iniciativa Manifesto Cidadão

A Cidade de Nampula acolhe, o lançamento oficial da iniciativa Manifesto Cidadão que teve lugar na Faculdade de Direito da UCM – Universidade Católica de Moçambique.

Inicialmente, esta iniciativa desejava apenas contribuir com ideias para os debates eleitorais. No entanto, foi a crise pós-eleitoral e a sensação generalizada de bloqueio institucional que catalisaram uma acção mais ousada: um apelo público para a realização de uma Conferência Nacional, com o objectivo de recuperar o espírito da independência através de uma cidadania vibrante e protegida.O Manifesto Cidadão pretende transformar a vontade de participação em força política construtiva. A iniciativa tem como objectivo a preparação de uma Conferência Nacional em Outubro.

Para alcançar os seus objectivos, o Manifesto Cidadão contará com os seguintes Instrumentos de Acção:

Conselhos e Cafés Cidadãos – Organizados localmente, são espaços de diagnóstico colectivo dos problemas locais com impacto nacional.

Grupos de Resposta- Células dinâmicas de seguimento e mobilização para garantir que as propostas e compromissos não se percam no tempo.

Oficinas de Ideias– ventos descentralizados, abertos a qualquer cidadão, organização ou instituição, onde especialistas partilham reflexões sobre temas nacionais cruciais e propõem caminhos para seu tratamento institucional. Os relatórios dessas Oficinas alimentarão directamente os debates da Conferência.

Terrenos Comum – Espaço de escuta mútua e pluralismo.

Grupos de Resposta – Para mobilização e seguimento das acções.

O evento contou com a participação de académicos, diversos membros da sociedade civil, representantes de partidos políticos, estudantes, investigadores, bem como do corpo docente e discente da Universidade e aberto a todos os moçambicanos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.