Trata-se de 256 iniciativas de geração de renda e 41 grupos de PoupanΓ§a e CrΓ©dito Rotativo, resultados alcanΓ§ados no Γ’mbito do projecto βPromovendo Oportunidades de Emprego Para Jovensβ, financiado pela Cooperação Belga, implementado pela Solidariedade MoΓ§ambique e Associação ActionAid MoΓ§ambique.
Com objectivo de avaliar os resultados preliminares do projecto, colher licçáes aprendidas e sensibilidades do governo, parceiros e dos beneficiÑrios, a Chefe da Cooperação do Reino da Bélgica em Moçambique, Claudine Aelvoet, visitou, na última quarta-feira (29,11), parte dos beneficiÑrios directos do projecto.
Na componente de formação profissional de jovens e apoio para inserção no mercado do trabalho, o foco foi para a visita de dois beneficiΓ‘rios das formaçáes tΓ©cnico profissionais, com destaque para AntΓ³nio Fernando, jovem de 25 anos, deslocado interno vΓtima do terrorismo que assola o norte do paΓs, hΓ‘ mais de cinco anos., um dos 555 formandos.
Enquanto formando, AntΓ³nio, pediu para colaborar numa oficina a tΓtulo de serralheiro voluntΓ‘rio, por conta disso, estΓ‘ a crescer profissionalmente e tem vindo a melhorar as suas competΓͺncias tΓ©cnicas e habilidades prΓ‘ticas, o que lhe permite ganhar dinheiro, ajudando a comunidade atravΓ©s de prestação de serviΓ§os de qualidade. Durante a visita, AntΓ³nio disse que agora que jΓ‘ tem Kits, pretende abrir a sua prΓ³pria empresa, em continuidade aos trabalhos que tem feito na oficina e ao domicΓlio.
Na componente do acesso a serviΓ§os financeiros para os beneficiΓ‘rios alavancarem os meios de subsistΓͺncia, foi possΓvel visitar quatro dos 41 grupos de PoupanΓ§a e CrΓ©dito Rotativo, estabelecidos na provΓncia de Nampula, com destaque para o distrito de Nacala, onde vΓ‘rias mulheres reportaram ter iniciado pequenos negΓ³cios com fundos de PCR.
AtravΓ©s da iniciativa de PCR o projecto estΓ‘ a contribuir para o empoderamento econΓ³mico das comunidades vulnerΓ‘veis, com mais enfoque nos jovens, mulheres e raparigas.
Binaissa Γ© um dos exemplos das mulheres que com emprΓ©stimo de PCR, viram as suas vidas a melhorar.
βAntes vendia arrufadas, mas o negΓ³cio nΓ£o era rentΓ‘vel, principalmente para as despesas bΓ‘sicas como escola dos meus filhos. Foi o que me levou a fazer emprΓ©stimo para construir uma pequena padaria, onde empreguei duas pessoas directamente e mais 10 no processo da venda. Com o dinheiro da padaria abri mais dois negΓ³cios, uma banca de venda de produtos alimentares e um pequeno restaurante onde vendo refeiçáes. Por isso que digo que a minha vida mudou graΓ§as a PCRβ, disse uma das beneficiΓ‘rias da iniciativa de PoupanΓ§a e CrΓ©dito Rotativo.
Desenvolvimento de habilidades dos jovens para auto-emprego e iniciativa de geração de renda sΓ£o alguns dos resultados reportados e visitados durante as acçáes de monitoria conjunta, liderada pela Chefe da Cooperação do Reino da BΓ©lgica em MoΓ§ambique, Claudine Aelvoet, no Γ’mbito do projecto βPromovendo Oportunidades de Emprego para Jovensβ financiado pela Cooperação Belga.
AtravΓ©s do projecto, a SoldMoz, ActionAid e o Governo da BΓ©lgica estΓ£o a contribuir na melhoria da auto-suficiΓͺncia e meios de subsistΓͺncia de jovens internamente deslocados, bem como das comunidades acolhedoras na provΓncia de Nampula.

