O Centro de Saúde da Vida Nova, localizado no posto administrativo de Lunga, em Mossuril, beneficiou de uma formação em matérias de mudanças climáticas e melhoramento do meio ambiente, no âmbito do MERCIM.
Feita a capacitação, seguiu-se processo de plantio de fruteiras e árvores de sombra no recinto do Centro de Saúde da Nova Vida, em construção, estando agora numa fase de execução muito avançada, no posto administrativa de Lunga, distrito de Mossuril.
E como forma de tornar sustentável as actividades de treinamento e plantio de fruteiras e árvores de sombra, o comité do centro de saúde arrancou com a produção de mudas de acácias, com vista a arborizar os diferentes espaços da localidade e prover mais sombra, frutas e combater a erosão.
Com a intervenção da Solidariedade Moçambique espera-se a criação de Clubes Escolares Amigos do Ambiente nas escolas das comunidades e um Comité de água responsável pelo furo a ser aberto no mesmo centro de saúde em referência, que irá beneficiar as comunidades abrangidas pelo projecto MERCIM, naquele distrito costeiro da província de Nampula.
Esta actividade enquadrasse no âmbito da implementação do projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas, financiado pelo Fundo das Nações Unidas Para o Desenvolvimento do Capital (UNCDF), através da União Europeia.