EMBAIXADA DA FRANÇA PROMOVE PRODUÇÃO DE MEL EM MOMA

EMBAIXADA DA FRANÇA PROMOVE PRODUÇÃO DE MEL EM MOMA

  • Start:
  • End:
  • Time:

A comunidade de Mucoroge, no distrito de Moma, em Nampula, já produz mel do mangal para o consumo e venda, através da instalação de três apiários e entregues a comunidade. A iniciativa insere-se no Projecto de Integração Ambiental, Marinha e Pesqueira (ProJAMP), implementado pela Solidariedade Moçambique, financiado pela Embaixada da França e Enswtine, através do Programa, PISCCA (Projectos Inovadores da Sociedade Civil e Coligação de Actores)

Com os três apiários abertos no mangal de Mucorroge, com capacidade de 40 colmeias, o projecto vai contribuir para a redução da pressão sobre as florestas do man7gal, através do fortalecimento económico das comunidades beneficiárias e servir de fonte de renda para as famílias locais.

Pretende-se com o projecto, reduzir os efeitos severos das mudanças climáticas, por meio da melhoria do meio ambiente marinho e costeiro, conservação e protecção dos ecossistemas do mangal, um propósito que junta o engajamento da comunidade pesqueira.

Refira-se que as colmeias ora instaladas estão sob total responsabilidade dos pescadores representados pelos CCPs e Comités de Gestão de Recursos Naturais (CGRN), sendo estes redistribuídos em três grupos compostos por 25 membros cada, totalizando 75 membros. Desde a instalação, cerca de 57 litros de mel foi produzido, sendo a grande parte comercializada nos diferentes mercados da comunidade de Mucoroge.

A população residente em Mucoroge acolheu com satisfação o projecto, tendo assegurada a abertura em cooperar e apoiar as entidades que implementam a iniciativa para o bem da comunidade. Os pescadores, em particular, perspectivam melhoria da vida com a venda do mel.

Durante a implementação do projecto financiado pela Embaixada da França em Moçambique e Enswatine, os beneficiários estão sendo doptados, igualmente, de boas práticas de pesca artesanal, no sentido de garantir a conservação dos recursos marinhos e pesqueiros. Outrossim, através da iniciativa a comunidade, sobretudo os pescadores, poderão criar alternativas de geração de renda dos pescadores e impulsionar a cadeia de valor do pescado.

O Projecto de Integração Ambiental Marinha e Pesqueiro (ProJAMP) enquadra-se no Programa PISCA, sob implementação da Solidariedade Moçambique no período compreendido entre 2023 a 2025.

Event location