“Esta formação representa luz no fundo do túnel para nós deslocados”- considera Neves Amisse, beneficiário do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens

“Esta formação representa luz no fundo do túnel para nós deslocados”- considera Neves Amisse, beneficiário do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens

  • Start:
  • End:
  • Time:

Neves Shida Saíde Amisse é um jovem deslocado de Cabo Delgado, devido ao terrorismo e já acolhido na cidade de Nampula, concretamente no bairro de Namutequeliua, o qual beneficia da formação técnico profissional em Refrigeração e Climatização, no Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais (IFPELAC) de Nampula.
Natural de Nangade e de 24 anos de idade, Neves Amisse afirma-se comprometido com a formação que beneficiou e o curso que frequenta, como forma de um dia melhorar a sua vida diante das adversidades.

O jovem conta que passou a sua vida no distrito de Mocímboa da Praia onde cresceu, mas que viu-se forçado a abandonar aquela região da província de Cabo Delgado, em Maio de 2020 devido a intensificação dos ataques terroristas e recorreu a cidade de Nampula, junto da sua família.

Pai de dois filhos menores de idade, o jovem deslocado narra situações em que passou dias sem alimentação, tampouco teto para morar, até quando as pessoas de boa¬-fé começaram a dar assistência. Além disso, o rumo da sua vida começou a mudar para o melhor, segundo entende, quando integrou no grupo de beneficiários de formações no âmbito do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens, implementado pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique, com o financiamento da Embaixada da Bélgica em Moçambique.
“Foi um alívio para mim, visto que nesta cidade não sabia qual seria o meu rumo. Ao perder os meus documentos, também perdi a esperança de um dia conseguir trabalho para sustentar a minha família e mantê-la em segurança nesta cidade”, disse Neves Amisse.

O jovem prossegue ao afirmar que “quando soube que o projecto vai formar jovens para o auto-emprego, foi como ter visto uma luz no fundo do túnel, pois trouxe a esperança para nossa família. Por isso dedicar-me-ei para ganhar habilidades, porque Deus está-me dando uma segunda chance na vida e não posso desperdiçar. Depois de terminar tenho fé que terei emprego e agradeço muito a Solidariedade Moçambique e Actionaid por essa oportunidade, espero que continuem ajudando mais jovens com esta iniciativa”.

Refira-se que 333 jovens beneficiam das formações técnicos profissionais, sendo 150 em Nacala e os restantes em Nampula, distribuídos em diversas especialidades.

Event location