FORMAÇÕES TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES TRANSFORMAM VIDA DE JOVEM DESLOCADO, EM NACALA

FORMAÇÕES TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES TRANSFORMAM VIDA DE JOVEM DESLOCADO, EM NACALA

  • Start:
  • End:
  • Time:

As formações técnico profissionais desenvolvidas pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique, no âmbito do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, estão a ter impactos positivos na vida dos primeiros beneficiários, na sua maioria deslocados internos vítimas dos ataques terroristas de Cabo Delgado, acolhidos na província de Nampula, no norte do país.

As formações em referência estão inseridas na primeira acção do projecto que decorreu no período de Janeiro à Abril do ano de 2023 corrente, onde foram formados, um total de 333 jovens, com destaque para mulheres que se ingressaram nos cursos de Culinária e Pastelaria, Processamnto de Alimentos, Serralharia civil, Mecânica auto, entre outros, leccionados pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), nas cidades de Nampula e Nacala.

As formações que já decorrem na sua segunda acção nas duas cidades da província de Nampula é financiado pela Embaixada da Bélgica em Moçambique e abrange mais 222 jovens, totalizando ao todo 555 beneficiários formados pelo projecto, com vista a ajudar os jovens a melhorarem as competências técnicas profissionais, com habilidades práticas de empreendedorismo e gestão de negócios, de modo a criar bases para garantir o envolvimento dos beneficiários nos negócios individuais para a sua subsistência.

Parte de jovens que vê sua vida a mudar é António Fernando, de 25 anos de idade, natural do distrito de Mueda. Este é formado no curso de Serralheria civil pelo IFPELAC de Nacala no âmbito do projeto que, enquanto formando, pediu para colaborar numa oficina, até este momento, a título de serralheiro voluntário e, por conta disso, está a crescer profissionalmente na área.

Em 2020, o jovem deslocou-se ao distrito de Nacala junto a sua família, nomeadamente, esposa e dois filhos, em busca de segurança e bem-estar. Desde a chegada no distrito portuário de Nacala, António Fernando passou por momentos não bons por falta de abrigo, emprego e, nem possuía habilidades profissionais para se inserir no mercado de trabalho, até que chegou àquela região de Nampula, o projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”.

Tal como contou o jovem, aquando da sua chegada na zona de acolhimento dependia de ajuda de pessoas de boa-fé para o sustento. Até porque não tinha esperança de um dia sustentar a família pelo seu esforço.

No entanto, em 2022, uma equipa da Solidariedade Moçambique fez-se ao bairro de Mathapue, em Nacala, a fim de identificar jovens deslocados de idade compreendida entre 14 a 24 anos para os apoiar através de formações técnico profissionais, sendo que António Fernando foi um dos identificados.

“Quando eles terminaram de explicar sobre o projecto, logo percebe que as minhas orações Deus já havia respondido, uma vez que sempre clamei à Deus para me dar uma oportunidade para recomeçar a vida, no distrito de Nacala”- contou.

Tempo depois, prossegue o jovem “fui contactado para ir ao IFPELAC para participar por uma orientação profissional, a fim de me inteirar sobre os cursos lá ministrados, desafios e suas vantagens. Depois de passar naquela fase, decidi fazer o curso de Serrilharia Civil, uma vez que sempre fui apaixonado por serviços de serralharia, trabalhando com soldas, confeccionando e montar estruturas metálicas”.

E porque já trabalha numa oficina, para além de experiência profissional, o jovem António Fernando ganha dinheiro para sustentar a sua família, para além de que é considerado um dos melhores serralheiros do bairro de Mathapue, na cidade portuária de Nacala. Este percurso mudou significativamente a vida do jovem deslocado que anseia criar a sua própria oficina naquela região da província de Nampula.

“A soldadura já está enraizada no meu sangue e os vizinhos já me chamam de mestre António”, concluiu o jovem beneficiário do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens, financiado pela Embaixada da Bélgica em Moçambique.

Refira-se que o projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens” visa melhorar a auto-suficiência e os meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento na província de Nampula.

Event location