FORMADOS E GRADUADOS 355 JOVENS DESLOCADOS NO ÂMBITO DO PROJECTO “PROMOVENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS”, FINANCIADO PELA BÉLGICA

FORMADOS E GRADUADOS 355 JOVENS DESLOCADOS NO ÂMBITO DO PROJECTO “PROMOVENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS”, FINANCIADO PELA BÉLGICA

  • Start:
  • End:
  • Time:

Em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a Solidariedade Moçambique (SoldMoz) e a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) formaram e graduaram 355 jovens, nos cursos de electricidade instaladora, serralharia civil, canalização, pedreiros, cozinha e pastelaria, corte e costura, informática, refrigeração e climatização, na cidade de Nampula.

Trata-se de 249 mulheres e 106 homens deslocados por conta dos conflitos armados em Cabo Delgado, actualmente acolhidos na província de Nampula, que beneficiaram de bolsas de estudo, no âmbito do projecto “ Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens” financiado pela Cooperação Bélgica Moçambique.

O Director Executivo da SoldMoz, António Mutoua, desafiou os graduados a apostar no auto-emprego.

“Assumam esta formação como oportunidade de lançarem-se para o auto-emprego que na essência contribuirá para melhoria das suas condições de vida e criação de pequenas empresas para empregar outros”, disse António Mutoua.

O Director Executivo, disse ainda que, é motivo de felicidade “poder contribuir, através do projecto, para a carreira profissional dos 355 jovens beneficiários do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”.

Por sua vez, os graduados prometeram colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante a formação.

“A vida, a Província, o País, os desafios da globalização esperam por nós. Estamos prontos”, disse Ancha Ibraimo, no seu discurso em representação dos graduados.

De salientar que a cerimónia de graduação teve lugar neste sábado (19,08), em Nampula e foi orientada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, enalteceu o contributo da Solidariedade Moçambique e ActionAid, e realçou a importância da formação profissional no aumento da produção e produtividade, e a sua consequente contribuição para o desenvolvimento do país.

“Formar e graduar 450 pessoas é dar esperança a 450 famílias”, disse Oswaldo Petersburgo, na cerimónia de graduação de 450 jovens, sendo 355 beneficiários do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, implementado pela Solidariedade Moçambique e Actionaid Moçambique, financiado pela Cooperação Bélgica em Moçambique, que visa melhorar a auto-suficiência e os meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento na província de Nampula.

De referir que SoldMoz e Actionaid vão disponibilizar aos formados kits de auto-emprego para iniciarem com as suas iniciativas económicas.

Event location