JOVENS DE NAMPULA PRESPECTIVAM MELHORIA DE VIDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO (PCR)

JOVENS DE NAMPULA PRESPECTIVAM MELHORIA DE VIDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO (PCR)

  • Start:
  • End:
  • Time:

Os anseios foram tornados públicos pelos respectivos jovens aquando da visita de monitoria efectuada pela equipa da Solidariedade Moçambique e Actionaid Moçambique, no âmbito da implementação do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, financiado pela Embaixada da Bélgica.  São Pouco mais de 400 Jovens do distrito de Nampula que integram um total de 15 grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR).

A visita de trabalho destas duas organizações visava acompanhar e monitorar a implementação correta das metodologias do PCR, bem como o cumprimento normativo dos grupos de poupança, entre outros aspectos no contexto do seu funcionamento decorrente a este projecto e de dar assistências frequentes aos beneficiários, de modo a melhorarem a compreensão sobre a matéria, daí a importância desta monitoria.

Os jovens  visitados não esconderam a sua satisfação, porque segundo testemunharam, a iniciativa está a ter efeitos positivos nas comunidades, pois, estes jovens beneficiários uniram-se para acumularem dinheiro para no fim do ciclo iniciarem com actividades de geração de renda .

Exemplo da satisfação dos membros dos grupos de PCR é a cidadã Cidália Maurício, que vive no bairro de Namicopo e pertence ao núcleo “Lagrimas de Mocímboa da Praia” de Nampula. Esta não ficou alheia à situação, tanto é que  no período de 5 meses,  já poupou mais de 20.000, 00 Mt  e garantiu que a sua meta é de ter até no fim do processo mais de 80.000,00 Mt.

“Com a criação deste grupo aqui no meu bairro, e com este apoio em ensinamentos e kits que recebemos acreditamos que vamos virar empreendedoras, no meu caso,  pretendo abrir um salão cabeleireiro aqui na cidade para ajudar a  minha família e prosseguir com os meus estudos”, referiu Cidália Maurício, de 23 anos,  quem anseia com a melhoria da sua vida à médio prazo e sonha em abrir um negócio.

Nota importante é que os 15 do grupos do distrito de Nampula estão engajados com a metodologia do PCR, e cerca de 10  já amealharam, nestes 5 meses, mais de 70.000,00Mt (Setenta  Mil Meticais).

Este é um dos resultados do projecto, que prevê  beneficiar 40 grupos de PCR dos distritos de Meconta, Nampula e Nacala, distribuídos em números de 15, 15 e 10 para cada distrito da província de Nampula, respectivamente, visando  apoiar 1000  jovens a melhorarem a sua literacia financeira e aumentar a sua consciência sobre fontes de crédito disponíveis e acessíveis para ajudar com o arranque e expansão de negócios.


Event location