MAIS 222 JOVENS BENEFICIAM DE FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROJECTO “PROMOVENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS” EM NAMPULA

MAIS 222 JOVENS BENEFICIAM DE FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROJECTO “PROMOVENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS” EM NAMPULA

  • Start:
  • End:
  • Time:

Um total de 222 jovens, a destacar deslocados internos de Cabo Delgado, vítimas do terrorismo e comunidade acolhedora nas cidades de Nampula e Nacala beneficiarão, em breve, de formações técnico profissional no âmbito do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, financiado pela embaixada da Bélgica.

Que decorre na sua Segunda Acção, as formações técnicos profissionais abrange os jovens de idade compreendida entre 17 a 24 anos e serão ministradas pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) nas cidades de Nampula e Nacala, sob implementação e gestão da Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique.

E como uma das actividades decisivas para o arranque das formações, os 222 beneficiários encontram-se desde segunda-feira passado, a receberem orientações de vocação profissional, com vista a explicar as dinâmicas dos cursos e as suas respectivas vantagens tendo em conta as oportunidades de emprego na sociedade.

Dos cursos a serem leccionados vale referenciar Serralharia Civil, Refrigeração e Climatização, Canalização, Electricidade Instaladora, Mecânica Auto, Corte e Costura, Processamento de Alimentos, Pedreiros e Cozinha e Pastelaria. Estes cursos têm por objectivos doptar os jovens de conhecimentos técnicos e práticos de modo a  melhorarem  a auto-suficiência e os meios de subsistência de jovens, sobretudo, as vítimas do terrorismo na vizinha província de Cabo Delgado.

 

Tal como a Primeira Acção, e a arrancar na próxima semana, a segunda acção terá duração de três meses com expectativas de ajudar os jovens a melhorarem as competências  técnicas dos deslocados, com habilidades práticas de empreendedorismo e gestão de negócios, de modo a criar bases para garantir o envolvimento dos beneficiários nos negócios individuais para a sua subsistência.

 

Refira-se que os 222 jovens vão perfazer os 555 previstos no projecto, sendo que 333 integraram a Primeira Acção que terminou em Abril corrente.

 

#SoldMoz

#SolidariedadeMoçambique

#RespostaHumanitária

#Bélgica

#Jovens

#Deslocados

#Internos

#POEJ

 

Event location