Arrancou nesta terça-feira, dia 17 de Janeiro de 2023, a abertura do processo de formação em cursos técnicos profissionalizantes, em benefício aos jovens deslocados dos ataques armados da vizinha província de Cabo Delgado, actualmente acolhidos na província de Nampula.
A iniciativa gerida pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique enquadra-se no âmbito do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens, financiado pela embaixada da Bélgica em Moçambique, que visa melhorar a autossuficiência e os meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento na província de Nampula.
Nesta primeira fase, o projecto abrange os distritos de Nampula e Nacala, num universo de 333 jovens de idades compreendidas entre 17 a 24 anos de idade. Assim, o número de beneficiários reparte-se em dois grupos, a saber 150 para o distrito portuário de Nacala e os restantes o distrito de Nampula.
Ocorreu que a distribuição e apresentação das turmas marcaram o primeiro dia dos jovens beneficiários, para além de que durante os próximos dias terão ensinamentos de como funciona o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição que se comprometeu a formar os jovens, resultado de uma parceira das organizações que implementam o projecto.
Na ocasião, os beneficiários mostraram-se satisfeitos pela concretização da iniciativa, tanto é que almejam uma formação sólida que no futuro poderá melhorar as suas vidas, ao considerar a falta de oportunidades gratuitas na promoção de cursos técnicos para as vítimas de terrorismo em Cabo Delgado.
“Estou entusiasmado porque vou aprender a trabalhar tecnicamente. Não é fácil como surdo ter oportunidades como estas, porque as pessoas pensam que há enormes dificuldades de comunicação para com os surdos. Até porque há surdos que pensam que não têm habilidades, por isso perdem oportunidades de formação destas para o auto-emprego”, disse Janfar Suático, de 24 anos de idade e que vai beneficiar da formação em Serralharia e Soldadura.
Para este jovem, beneficiando da oportunidade vai adquirir ferramentas para ter qualidades que abrem aceitação no mercado de trabalho. Janfal Suático é um jovem deslocado que reside no bairro de Namutequeliua, na cidade de Nampula, com os seus pais que praticam a agricultura para garantir o sustento, uma cunhada, irmãos e dois sobrinhos, por isso enfrentam dificuldades, sobretudo a falta de alimentação.