Um total de 52 jovens integrantes dos grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) dos distritos de Nampula, Meconta e Nacala, na província de Nampula, estão a desenvolver actividades de geração de renda para a sua subsistência. As iniciativas resultam do projecto Promovendo Oportunidade de Emprego para Jovens, financiado pela Embaixada da Bélgica e implementado pela Solidariedade Moçambique e Actionaid Moçambique.
Os beneficiários empreendedores são jovens de idade compreendida entre 24 a 34 anos, que encontraram oportunidade de melhoria de vida dentro dos grupos de Poupança e Crédito Rotativo criados pela Solidariedade Moçambique e Actionaid Moçambique, no âmbito do projecto.
Neste universo de jovens beneficiários empreendedores o distrito portuário de Nacala, zona costeira da província de Nampula está na liderança com 21 jovens, seguido com o distrito e/ ou cidade de Nampula que conta com 17 jovens, enquanto Meconta, concretamente o posto administrativo de Namialo tem 14 jovens beneficiários do projecto que já estão a empreender para garantir o auto-sustento.
Importante referir que os jovens pertencem aos 41 grupos criados nos três distritos, sendo que, no primeiro ciclo constituíram um património no valor de 3.336.277,00mt (três milhões, trezentos e trinta e seis mil, duzentos e setenta e sete meticais) e um fundo social de 354.240,00mt (trezentos e cinquenta e quatro mil, duzentos e quarenta meticais).
Neste universo de soma, o valor de empréstimos foi de 555.250,00mt (quinhentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e cinquenta meticais) concedidos a 52 membros dos grupos de poupanças, os quais foram aplicados em uma diversidade de actividades de geração de renda, a destacar, a venda de produtos de pronto consumo, compra e venda de produtos de mercearia e panificação.
Os grupos de PCR têm como objectivo facilitar aos membros na poupança de qualquer valor monetário dependendo da sua capacidade financeira, bem como o acesso ao crédito directo e fácil, no qual se abre espaço para o financiamento de pequenas actividades de geração de renda para melhoria da vida dos beneficiários ou membros dos grupos de poupança.
E, especificamente ao projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, a intenção é melhorar a auto-suficiência e meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento na província de Nampula.