Trata-se de jovens constituídos na sua maioria por mulheres, com um total de 1107 beneficiários, sendo 804 mulheres e 303 homens, maioritariamente deslocados de Cabo Delgado, vítimas do conflito armado, que fazem parte dos 41 grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) estabelecidos no âmbito do projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”, implementado pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique, financiado pela Embaixada da Bélgica em Moçambique.
Os grupos de PCR têm como objectivo facilitar aos membros na poupança de qualquer valor monetário dependendo da sua capacidade financeira, como também aceder a um crédito directo e acessível, no qual abre espaço para o financiamento de pequenas actividades de geração de renda para melhoria das suas vidas.
Os beneficiários estão engajados no projecto, sobretudo nas metodologias de Poupança e Crédito Rotativo. Exemplo disso é que desde o estabelecimento dos 41 grupos, 29 já pouparam mais de 150.000,00mt (cento e cinquenta mil meticais) no período de sete meses e os jovens recorrem aos grupos para solicitar crédito e iniciar os seus negócios. Para melhor gestão dos grupos, foram estabelecidos e funcionam em Nacala 10 grupos; Meconta 15 grupos e Nampula 16, constituídos por 25 a 30 membros cada núcleo.
De forma clara, é que o dinheiro poupado serve para a geração de renda dos integrantes dos grupos, sendo que tempos depois de poupança, o membro que manifestar interesse pede crédito para iniciar o seu negócio e o valor solicitado é desembolsado em anuência de todos os membros. Igualmente, o crédito é aceite às pessoas que não integram os grupos, mas que o desembolsado é em juros de 20%, uma forma de maximizar os lucros dos grupos.
Esta iniciativa de criação de grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) na província de Nampula, continua a ser o meio de mudança de vida dos jovens deslocados e hospedeiros que integram os grupos. São vários beneficiários que relatam histórias de sucesso, como o caso da jovem Anchita Amadeu que integra o grupo “Ajuda Família” criado no bairro de Mathapué, na cidade de Nacala, distrito do mesmo nome.
Anchita Amadeu conta momentos de restabelecimento da sua vida face à sobrevivência, pois está a se dar bem vendendo produtos de primeira necessidade, fruto de crédito que solicitou no princípio do mês de Fevereiro do corrente ano.
A beneficiária afirma ainda que actualmente consegue prover alimentação para a sua família através de fundos próprios, e agradece a SoldMoz, ActionAid e a Embaixada da Bélgica pela iniciativa da criação de grupos de poupanças e crédito rotativo no distrito de Nacala e espera que os demais membros consigam de igual modo melhorarem as suas vidas por via do PCR em todos os distritos abrangidos pelo projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens”.
De referir que a iniciativa de abertura dos grupos de PCR visa apoiar os jovens a melhorarem a sua literacia financeira e aumentar a consciência sobre fontes de crédito disponíveis e acessíveis para o arranque e expansão de negócios por forma alavancar meios de subsistência.
Outrossim, o projecto “Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens” visa melhorar a auto-suficiência e meios de substência dos jovens internamente deslocados e das comunidades de acolhimento na província de Nampula.
#Nampula
#Jovens
#Deslocados
#EmpregoParaJovens
#AssistênciaHumanitária
#SolidariedadeMoçambique
#SoldMoz
#ActionaidMoçambique
#Bélgica