Mais de noventa membros da Assembleia Provincial de Nampula beneficiam-se de um Workshop sobre Planificação e Orcamentação na Óptica de Género organizada pela Solidariedade Moçambique (Sold.Moz-ADS), em parceria com o Instítuto de Apoio à Governação e Desenvolvimento (GDI).
Estão presentes neste evento noventa e seis membros, das quais vinte sete mulheres e secenta e nove homens, respectivamente. Portanto, este programa desenvolvida pelas estas organizações é financiado pelo fundo do Programa Acesso à Informação e Engajamento do Cidadãos (AICE), uma componente do grande Programa AGIR (2015/2020), em implementação desde 2015, por intermédio da Oxfam, cujo maior doador é a Embaixada da Suécia em Moçambique.
O Whorkshop visa envolver todos os actores da Assembleia provincial de Nampula no sentido de desenvolverem as suas hablidades práticas em matérias de Planificação e Orçamentação na óptica do género e de estimular a criação ou implementação efectiva de uma política de género nesta instituição.
De acordo com António Mutoua, Director Executivo da SOLDMOZ-ADS, no discurso de abertura disse espera que com este programa os membros consciencializem sobre a necessidade de incorporar matérias ligadas ao género nos seus instrumentos de trabalho.
“Esperamos que sejam criadas as bases para a adopção em todos os sectores ao nível distrital e provincial de princípios, valores e práticas que assegurem a panificação e orçamentação na óptica do género para o alcance dos objectivos de igualdade de género estabelecido”- afirmou.
Por sua vez, Amisse Ibraimo Mahando, Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, disse que os conteúdos propostos devem ser abordados pelos facilidadores na prespetiva de trazerem reflexões profundas para o crescimento das competências dos membros.