Os anseios foram tornados públicos pelas respetivas mulheres aquando da visita de monitoria efetuada pela equipa da Solidariedade Moçambique, no âmbito da implementação do projecto de Integração Ambiental, Marinha Pesqueira (PROJAMP), financiado pela Embaixada da França. São Pouco mais de 125 mulheres do distrito de Moma, comunidade de Mucorroge, que integram um total de 5 grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR).
A visita de trabalho desta organização visava acompanhar e monitorar a implementação correta das metodologias do PCR, bem como o cumprimento normativo dos grupos de poupança, entre outros aspectos no contexto do seu funcionamento decorrente a este projecto e de dar assistências frequentes aos beneficiários, de modo a melhorarem a compreensão sobre a matéria, daí a importância desta monitoria.
As mulheres visitadas não esconderam a sua satisfação, porque segundo testemunharam, a iniciativa está a ter efeitos positivos nas comunidades, pois, estas mulheres beneficiárias uniram-se para acumularem dinheiro para no fim do ciclo iniciarem com actividades de geração de renda.
Exemplo da satisfação dos membros dos grupos de PCR é a cidadã Chaurina Alberto, Presidente e membro do Grupo Josina Machel de Mucorroge. Esta não ficou alheia à situação, tanto é que no período de 9 meses, já poupou mais de 32.000, 00 Mt e garantiu que a sua meta é de ter até no fim do processo mais de 50.000,00 Mt.
Nota importante é que os 5 grupos estão engajados com a metodologia do PCR, e aproximadamente 4 grupos que já amealharam, nestes 9 meses, mais de 120.000,00Mt (Cento e Vinte Mil Meticais).
Este é um dos resultados do projecto, que prevê promover as iniciativas alternativas sustentáveis a pesca e o empoderamento económico das mulheres naquela comunidade.
#PISCA
#PROJAMP
#EMBAIXADADAFRANCA