Já está-se formar e multiplicar as socas e produção de ananás plantadas no distrito de Mossuril, província de de Nampula, no âmbito do Projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas (PROMUC), implementado na sua fase piloto pela Solidariedade Moçambique, nos distritos de Memba e Mossuril.
Prestes a completar o ciclo normal, os campos de multiplicação de socas e produção da ananás estão num bom ritmo com frutos já formados e na fase de maturação, sendo que no total são sete campos de plantação beneficiando igual número de associações, com previsões de abertura de mais campos nas comunidades abrangidas pelo projecto.
Com os resultados positivos à vista, as comunidades e os grupos de associados, em particular, antevê a comercialização destes produtos para a sustentabilidade das associações e nas famílias de seus membros, um dos objectivos pelo qual foi introduzido a iniciativa.
Os distritos de Mossuril e Memba revelam condições favoráveis para a produção desta cultura de alto valor económico, nutricional, tolerante à estiagem e menos exigente em nutrientes e fitossanitários, por isso a dedicação dos beneficiários para o melhoramento de vida das comunidades.
A Solidariedade Moçambique, no âmbito da implementação da fase piloto do PROMUC, espera ver através do engajamento comunitário, a sustentabilidade dos ganhos assumidos pelos beneficiários e entende que o projecto está a contribuir na sustentabilidade dos respectivos beneficiários.
Refira-se que o projecto é financiado pelo Fundo das Nações Unidas Para o Desenvolvimento do Capital (UNCDF), através da União Europeia.
![](https://soldmoz.org.mz/wp-content/uploads/2024/01/1704874771049-300x225.jpg)
![](https://soldmoz.org.mz/wp-content/uploads/2024/01/1704874774071-225x300.jpg)