Solidariedade Moçambique realiza campanha de limpeza como resultados de capacitação em educação ambiental aos membros do Clube Escolar Amigos do Ambiente de Mossuril
A separação adequada de resíduos sólidos, saneamento do meio e o desenvolvimento sustentável tiveram destaque na programação deste sábado (04.06) da capacitação em educação ambiental ministrada por Gestor do projecto da Sold.Moz-ADS, na vila sede de Mossuril, que marcou com o lançamento das actividades da semana mundial do meio ambiente. A capacitação também culminou com actividades práticas voltadas para abertura de covachos para o plantio de árvores de sombra e preparação de material para protecção das plantas durante o plantio bem como a limpeza das principais artérias da vila sede de Mossuril.
O Gestor do Projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas, Eng. Jamisse Wataba, considera que a capacitação é de fundamental importância para os clubes. “É um passo importante, esse conhecimento técnico em educação ambiental aos participantes da capacitação. O processo de educação ambiental é lento, que precisa ser amplamente debatido, para que as crianças possam ter conhecimento do seu papel na defesa do meio ambiente. Estamos aqui para colaborar na mudança de pensamento em relação ao meio ambiente”.
A intenção da capacitação realizada pela Sold.Moz-ADS é contribuir para o distrito de Mossuril na componente da resiliência climática através de adaptabilidade das comunidades. “O intuito é difundir a educação ambiental de forma crítica e reflexiva diante da realidade local. Debatemos os diversos problemas ambientais como resíduos sólidos, mudanças climáticas, noções de legislações ambientais, educação ambiental e Agenda 2030. O objectivo é de levar os meninos a visualizar e identificar a problemática ambiental e apresentação dos Planos de Ações, que são propostas de alternativas que visam mitigar os problemas ligados às questões socio-ambientais no distrito”.
Esta actividade enquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas (PROMUC), financiado pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), através da União Europeia (EU). E contou com a presença de 29 participantes, dos quais, 13 foram mulheres.