Nos Distritos de Memba e Mossuril

Nos Distritos de Memba e Mossuril

  • Start:
  • End:
  • Time:

Solidariedade Moçambique-ADS lança projecto de Resiliência e Resistência às Mudanças Climáticas

A Solidariedade Moçambique-ADS lançou, recentemente, nos Distritos de Memba e Mossuril, na província de Nampula, o projecto de Resiliência e Resistência às Mudanças Climáticas que visa responder de forma sinérgica os desafios que aqueles distritos costeiros enfrentam no contexto das mudanças climáticas.

O projecto ora lançado pela direcção executiva da Solidariedade Moçambique-ADS, prevê abranger os dois distritos em dois anos (Setembro 2020-Setembro 2022), financiado pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF) através de Fundo da União Europeia (UE).

O evento do lançamento no Distrito de Memba, foi testemunhado pela respectiva Secretária Permanente a senhora Luísa Artur Cumacha, no passado dia 25 de Novembro de 2020 e no distrito de Mossuril pelo representante do Governo do Distrito, o senhor Camilo Edgar de Sousa Júnior, director dos Serviço Distrital de Planificação e Infra-estruturas. Ao nível provincial, testemunhou  o acto o senhor Tony José, gestor do Projecto “Melhorando a Resiliência Climática em Moçambique” (MERCIM), em representação do Serviço Provincial do Ambiente.

Este projecto visa a mobolização comunitária e o fortalecimento dos mecanismos de participação dos cidadãos na tomada de decisões sobre investimentos de projectos de resiliência climática ao nível das comunidades abrangidas.

 

O Director Executivo da Solidariedade Moçambique-ADS (SoldMoz), senhor António Mutoua que fez a contextualização do projecto nestes distritos, pediu a colaboração dos governos na implementação do projecto convista ao alcance dos objectivos. Ele enfatizou as boas relações de parceria existentes entre a SoldMoz e o governo da província de Nampula, assim como o quão importante são as questões de resiliência e adapatação às mudanças climáticas nos dias de hoje.

No dizer de Mutoua, espera-se que com este projecto, as comunidades abrangidas, representadas pelas estruturas descentralizadas, nomeadamente, Conselho Consultivo Local (CCL), Conselho Local de Gestão de Recursos Naturais (CLGRN), Organizações Comunitárias de Base (OCB`s) e Clubes Escolares Amigos do Ambiente, tenham consciência dos impactos negativos das mudanças climáticas e sejam capazes de participar activamente e influenciar as equipes técnicas distritais nos processos de tomada de decisões para a identificação e priorização de acções através de critérios de hierarquização das intervenções de investimentos de projectos resilientes às mudanças climáticas segundo a abordagem baseada em direitos.

António Mutoua, garantiu ainda que o projecto vai  engajar os cidadãos enquanto titulares de direitos, particularmente grupos de (homens e mulheres) que se apropriem na sua plenitude dos seus direitos à inclusão nos processos de participação e tomada de decisões sobre o desenvolvimento local na perspectiva de resiliência e adaptação as mudanças climáticas.

O projecto sugere que as comunidades vulneráveis (homens e mulheres) sejam protegidas, preparadas através de práticas integradas que reforçam a capacidade adaptativa e conseguem reconstruir suas vidas em locais seguros após a ocorrência de de qualquer desastre natural.

Igualmente, António Mutoua referiu que as comunidades tenham o acesso à informação oficial de eventos climáticos severos através da Planificação de Cenários Participativos para Comunicação Climática, com base no sistema de aviso prévio incluindo prognóstico, predição, difusão de alertas, medidas de preparação e capacidade de enfrentar os fenómenos.

Por sua vez, os representantes dos governos dos distritos de Memba e Mossuril acolheram a iniciativa e mostraram-se preocupados com algumas Organizações Não-Governamentais que fazem promessas às comunidades e que no final não as cumprem, daí que exortaram a Sold.Moz a não pautar por esta via.

Os governos dos dois distritos asseguraram apoiar as Oficiais de Campo da SoldMoz disponibilizando espaços físicos nos Serviços Distrital de Actividades Económicas (SDAE) e de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI); dar todo o apoio necessário e partilhar os recursos disponiveis sempre que necessário e convida-las para participar das Sessões Ordinárias do Conselho Consultivo Distrital de modo a apresentar as preocupações das comunidades locais e influenciar para à sua consideração.

Estas palavras dos governos distritais de Memba e Mossuril, foram reforçadas pelo gestor provincial do MERCIM, senhor Tony José ao afirmar que o projecto enquadra-se nos programas e planos do governo, cujo o objectivo é trabalhar lado a lado com o governo com vista a responder os desafios actuais no contexto das mudanças climáticas.

O Gestor do MERCIM, disse por outro lado que os doadores irão visitar no futuro os Distritos abrangidos pelo projecto, dai que esperam-se mudanças positivas como resultado da implementação coordenada entre o governo, SoldMoz e o MERCIM.

Event location