PCR melhora a vida de jovem deslocado em Namicopo

PCR melhora a vida de jovem deslocado em Namicopo

  • Start:
  • End:
  • Time:

No bairro de Namicopo, um dos mais extensos e populosos do país, a Poupança e Crédito Rotativo (PCR) melhorou a vida de um jovem deslocado interno dos ataques terroristas de Cabo Delgado, residente actualmente, na zona de Nahene, arredores do distrito de Nampula.

Trata-se Nacir Quibuana Jabir, de 25 anos de idade, que integrou o grupo de poupança denominado “Lagrimas de Mocímboa”, criado por jovens deslocados internos de Cabo Delgado no âmbito do PCR, uma iniciativa implementada pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique e financiada pela Embaixada de Bélgica em Moçambique.

Tal igual aos outros deslocados internos de Cabo Delgado, devido aos terroristas que se registam há mais de cinco anos naquela província nortenha de Moçambique, Nacir Quibuana Jabir, viu-se forçado a abandonar a terra natal em 2020, na companhia da sua família, em busca de protecção e segurança na vizinha província de Nampula.

Sem recursos de sobrevivência, a destacar abrigo e alimentação, o jovem perdeu as expectativas, uma vez que vivia de pequenas ofertas de conterrâneos e pessoas de boa vontade. E porque tudo não foi pior, o deslocado que beneficiou da iniciativa do PCR teve apoio de pessoas que pagavam a renda e alimentação para este e sua família.

Volvidos dois anos vivendo em situação de lástima, Nacir Quibuana Jabir pensou em regressar à sua zona de origem Mocímboa da Praia, porém, as notícias sobre a expansão da acção terrorista era intensa, sinal de que não havia segurança naquela região.

Nessas buscas diárias pela sobrevivência, Jabir teve a sorte de manter contactos com o facilitador comunitário da Solidariedade Moçambique, aquando da mobilização e sensibilização  de jovens para aderirem aos grupos de Poupança e Crédito Rotativo, no bairro de Namicopo, concretamente na unidade comunal de Nahene.

Motivado pela iniciativa, o jovem que vive em união de factos, juntou-se aos outros 24 jovens provenientes do distrito de Mocímboa da Praia e criaram o grupo de poupança “Lagrimas de Mocímboa”, que segundo os membros fundadores traduz-se em o sofrimento, dor e luto pelas perdas dos seus ente-queridos e bens materiais, o que comprometeu de forma directa futuro destes.

Criado o núcleo “Lagrimas de Mocímboa” em Julho de 2022, a vida de Nacir Quibuana Jabir e sua família começa a tomar outro rumo, uma autêntica melhoria de vida, pois este e os restantes membros de forma voluntaria iniciaram a poupar, na esperança que a iniciativa traria melhoria num curto espaço de tempo.

Durante quatro meses de poupança, através de poucas economias que conseguiam ao longo do tempo, o jovem Jabir pediu crédito de 3.000,00Mt (três mil meticais) e porque o propósito era mesmo ajudar os membros a se reerguerem, o grupo concedeu o empréstimo. Foi daí que o beneficiário Jabir iniciou o negócio de venda de produtos de género alimentício de primeira necessidade.

Em conversa com a Solidariedade Moçambique, conta que a escolha da actividade resulta da necessidade do bairro, em relação a distância que percorria para encontrar um mercado que as pessoas pudessem comprar produtos, por isso o jovem deslocado interno e já residente na zona de Nahene optou por aproximar o mercado à população. Actualmente, Nacir Jabir entende que a demanda na procura de produtos aumentou naquela zona, tanto é que pretende ampliar o seu negócio com base num novo crédito mais acrescido.

“Porque a procura destes produtos é maior, já não consigo atender a todos os clientes que vem adquirir esses produtos. Exemplo disto, com a pouca capacidade que tenho, um saco de arroz acaba em um dia, teria mais ganho se no mínimo fornecesse três sacos diariamente, assim como aumentasse a quantidade dos outos artigos para atender a esta demanda”, disse Nacir Jabir.

Dado importante é que o beneficiário afirma que actualmente consegue prover alimentação para a sua família e pagar a renda da casa através de fundos próprios. Portanto, disse ser graças a SoldMoz e Actionaid que trouxe a iniciativa da criação de grupos de PCR e espera que os demais membros consigam também melhorar as suas vidas por via da iniciativa em todos os distritos abrangidos, nomeadamente, Nampula, Meconta e Nacala.

Sublinhe-se que a iniciativa de abertura dos grupos de PCR enquadra-se no âmbito do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens que visa apoiar jovens a melhorar a sua literacia financeira e aumentar a consciência sobre fontes de crédito disponíveis e acessíveis para o arranque e expansão de negócios.

Event location