Plantio de árvores de sombra movimenta o distrito de Mossuril

Plantio de árvores de sombra movimenta o distrito de Mossuril

  • Start:
  • End:
  • Time:

Mais uma actividade em alusão à Semana do Meio Ambiente foi realizada neste domingo (05.06). A Solidariedade Moçambique-ADS reuniu CGRN, CGRD, SDPI Associações, Clubes escolares amigos do ambiente, grupo de mulheres ambientalistas de Namatinte e comunidades em geral realizaram o plantio de 650 mudas de árvores das espécies de acácias amarelas, bailarinas, vermelha e casuarinas, ao longo da entrada da vila sede de Mossuril até a praça dos heróis e escolas primárias.

Com uma extensão de 2.5 km, ao todo as áreas plantadas receberam 650 mudas de árvores de sombra, ao longo da semana.

“É um projecto extremamente importante para nossa vila, não só pela beleza, mas, principalmente pelo ambiente, que tem um clima extremamente quente por ser uma zona do litoral. Então precisamos plantar uma árvore, cada cidadão e cada família, a fim de termos a vila mais arborizada da província, tornar a nossa linda vila verde”, disse o técnico do ambiente do distrito, Abdul Raimo.

Para além da entrada da vila até a praça dos heróis, na semana finda, também foram arborizadas as Escolas Primárias do Inkutumuno, Sede e Ampuensi. Onde, foram plantadas uma diversidade de mudas, entre acácias amarelas, bailarinas e vermelha.

O Gestor do Projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas (PROMUC), Eng. Jamisse Wataba, explicou aos participantes que, as espécies plantas vão ajudar a combater o aquecimento global. Porque elas absorvem gás carbónico e liberam oxigénio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor. “Precisamos mudar nossos comportamentos e hábitos para que nosso meio ambiente seja preservado e possamos viver em harmonia com a natureza”.

Igualmente, no distrito de Memba, a semana mundial do meio ambiente foi marcada com actividades como a limpeza da praia do costa mar, jardinagem e plantio de árvores de sombra na Escola Secundária de Memba.

Com estas iniciativas espera-se que aquelas comunidades usem de forma consciente os recursos naturais e plantem árvores para preservação do meio ambiente para ter a degradação ambiental reduzida, uso sustentável do bem comum e saneamento do meio.

Desde Setembro de 2020, com a implementação do projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas, a restauração do ecossistema marinhos e costeiros tem sido uma das apostas da Sold.Moz, com base na sensibilização e consensialização das comunidades abrangidas pelo projecto MERCIM. Onde tem levado a cabo a arborização contínua dos espaços públicos dos distritos de Memba e Mossuril.

E neste período, mais de 9.300 Mil mudas foram plantadas e outras entregues às comunidades locais, parte das mudas foram disponibilizadas pelo Serviço Provincial do Ambiente e outras produzidas localmente nos dois viveiros instalados pela SoldMoz, gerido em Memba pela Associação PESERMAR e em Mossuril pelo Clube Escolar Amigos do Ambiente da Escola Secundária de Chocas Mar. Além disso, os dois distritos têm vindo a mostrar um ambiente mais verde por meio da arborização de diversos espaços públicos como escolas, mercados, jardins praças e ruas.

Estas actividades enquadram-se no âmbito da implementação do Projecto de Resistência e Resiliência às Mudanças Climáticas (PROMUC), financiado pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), através da União Europeia (EU).

sdr

 

Event location