O Presidente do Conselho de Direcção da Solidariedade Moçambique, Genito Atumane mostrou-se satisfeito com as actividades desenvolvidas pela Solidariedade Moçambique, realizadas no distrito de Mossuril, no âmbito do projecto Melhorando a Resiliência Climática em Moçambique (MERCIM).
Financiado pelo Fundo das Nações Unidas Para o Desenvolvimento do Capital (UNCDF), através da União Europeia, o projecto prevê acções de tornar as comunidades locais mais resilientes aos efeitos das mudanças climáticas. Criação de capacidades, arborização de diferentes espaços, como mercados, escolas, ruas e instituições públicas, por meio de plantação de coqueiros e casuarinas na zona costeira da província de Nampula, concretamente no distrito de Mossuril.
As actividades desenvolvidas naquele distrito costeiro visam, dentre vários resultados, combater a erosão costeira através de estabelecimento de praia tropical em Chocas Mar que de outro lado estarão a tornar-se resilientes das intemperies decorrentes das mudanças climáticas que ciclicamente causam danos materiais e humanos na costa Moçambicana.
Foi por estas acções que o Presidente do Conselho de Direcção da SoldMoz, na sua visita àquele distrito, constatou que as acções da Solidariedade Moçambique e seus parceiros vão, de certa forma, contribuir para a redução dos impactos negativos provocados pelas mudanças climáticas.
Além da melhoria na qualidade do meio ambiente, introdução de meios de vida sustentavel, a restauração dos ecossistemas costeiro as comunidades também benefeciaram de criação de clubes ambientais nas escolas abrangidas pelo projecto.
Estas declarações foram feitas durante a visita do Presidente do Conselho de Direcção da SoldMoz, na manhã desta quarta-feira, na área de plantação de coqueiros e casuarinas na praia de Chocas Mar e o mercado de peixe daquele posto administrativo turístico de Mossuril.
Refira-se que, com estas iniciativas espera-se que aquelas comunidades usem de forma sustentável e resiliente os recursos naturais e plantem árvores para preservação do meio ambiente para ter a degradação ambiental reduzida, uso sustentável do bem comum e saneamento do meio.
Desde Setembro de 2020, com a implementação do projecto, a restauração do ecossistema costeiros, arborização de locais públicos tem sido uma das apostas da SoldMoz, com base na sensibilização e consensialização das comunidades abrangidas pelo projecto MERCIM. Onde tem levado a cabo a arborização contínua dos espaços públicos dos distritos de Memba e Mossuril.
E neste período, mais de 29.317 Mil mudas entre fruteiras e de sombra foram plantadas e outras entregues às comunidades locais, parte das mudas foram disponibilizadas pelo Serviço Provincial do Ambiente e outras produzidas localmente nos dois viveiros instalados pela SoldMoz, gerido em Memba pela Associação PESERMAR e em Mossuril pelo Clube Escolar Amigos do Ambiente da Escola Secundária de Chocas Mar. Além disso, os dois distritos têm vindo a mostrar um ambiente mais verde por meio da arborização de diversos espaços públicos como escolas, mercados, jardins, praças e ruas.
Para a redução da pressão sobre os recursos naturais, a SoldMoz introduziu a cultura do ananás nos dois distritos, no total foram abertos 8 campos de multiplicação de socas de ananás em diferentes comunidades. Já na fase de frutificação e produção de socas, as comunidades mostram-se engajadas e satisfeitas nesta causa.
#MERCIM
#SPA
#SoldMoz
#MudançasClimaticas
#UNCDF
#UniãoEuropeia