PROJAMP GARANTE APOIO AOS PESCADORES DE MUCOROGE

PROJAMP GARANTE APOIO AOS PESCADORES DE MUCOROGE

  • Start:
  • End:
  • Time:

Solidariedade Moçambique vai apoiar, no âmbito do Projecto de Integração Ambiental Marinha e Pesqueira (ProJAMP), lançado na semana passada, 500 pescadores artesanais da comunidade de Mucoroge, distrito costeiro de Moma, na província de Nampula.

O projecto financiado pela Embaixada da França em Moçambique tem por objectivo contribuir para a redução da falta de meios pesqueiros usados na pesca artesanal sustentável, criar alternativas de geração de renda dos pescadores e impulsionar a cadeia de valor do pescado e do mangal naquele distrito, onde os beneficiários serão doptados de boas práticas de pesca artesanal, com vista a conservação dos recursos marinhos e pesqueiros.

O Projecto de Integração Ambiental Marinha e Pesqueira (ProJAMP) vai, igualmente, introduzir alternativas na pesca sustentável para o empoderamento económico das mulheres e homens da comunidade e estabelecer ideias de maneio, conservação e protecção do mangal através da produção do mel do mangal. Ademais, prevê-se o apoio aos pescadores e comerciantes de pescado em estendais convencionais, de modo a aumentar a qualidade e valor económico do peixe.

ProJAMP incorpora o apoio aos beneficiários em equipamentos de processamento e conservação do pescado, protecção e conservação do ecossistema do mangal por via de instalação de colmeias para a produção do mel e reforço da base económica comunitária, através da prática de Poupança e Crédito Rotativo (PRC).

Quem também vai beneficiar do projecto são as mulheres que se juntam em associações, as quais terão apoio em meios frios para o processamento e conservação do pescado, de modo a agregar mais valores no processo de comercialização e geração de renda para o sustento no seio das famílias.

A comunidade de Mucoroge, em Moma, acolheu o projecto com satisfação e diz-se pronta para cooperar e apoiar em benefício da comunidade. Com a sua implementação, os pescadores e a comunidade em geral antevêem melhoria de suas vidas e adopção de meios alternativos da pesca artesanal sustentável, o incremento da cadeia de valor do pescado e o ecossistema costeiro.

O Projecto de Integração Ambiental Marinha e Pesqueiro (ProJAMP) enquadra-se no PISCA (Apoio a Sociedade Civil para a Pesca Artesanal e Sustentável no Mar e nas Águas Interiores), a ser implementado pela Solidariedade Moçambique no período de 2023-2025, financiado pela Embaixada da França em Moçambique.

Event location