PROJECTO DE EMPREGO PARA JOVENS RESPONDE AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DE JOVENS DESLOCADOS DE CABO DELGADO

PROJECTO DE EMPREGO PARA JOVENS RESPONDE AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DE JOVENS DESLOCADOS DE CABO DELGADO

  • Start:
  • End:
  • Time:

A constatação foi feita, esta segunda-feira (04,09) no decurso do encontro de cortesia com a Muanjuma Selemane, Ponto Focal do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres – INGD, no Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI), no distrito de Nacala, província de Nampula.

A dirigente mostrou-se satisfeita com a formação de 200 Jovens deslocados por conta dos conflitos armados em Cabo Delgado, actualmente acolhidos no distrito de Nacala, que beneficiaram de bolsas de estudo, no âmbito do projecto “Oportunidades de Emprego para Jovens” financiado pela Cooperação Bélgica Moçambique.

O distrito de Nacala, conta, actualmente, com um total de 2133 jovens deslocados recebidos nas famílias acolhedoras, e o emprego afigura-se agora, como uma das suas principais preocupações. Portanto, com a formação de 200 jovens, o projecto veio diminuir a vulnerabilidade dos beneficiários e através da formação profissional aumentar as oportunidades de emprego é autoemprego, e reduz o risco de os jovens terem que recorrer à criminalidade para o seu sustento e outras más práticas para a sobrevivência, afirmou Muaniuma Selemane, Ponto Focal do INGD, em Nacala.

Muanjuma Selemane agradeceu a Solidariedade Moçambique e Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) pela implementação do projecto naquele distrito, visto que, apesar de ter acolhido muitos deslocados, não dispõe de um centro específico de acolhimento e, pelo impacto do projecto pediu para que se houvesse oportunidade, o mesmo devia sim dar continuidade na mesma abordagem dando mais empregabilidade também para jovens raparigas.

Na ocasião, o Director Executivo da SoldMoz, António Mutoua, enalteceu o apoio e o contributo do governo na implementação do projecto “Oportunidades de Emprego Para Jovens” ao nível do distrito de Nacala.

De referir que a Solidariedade Moçambique e AAMoz estão a implementar o projecto na província de Nampula, sendo que, nas províncias de Cabo Delgado e Niassa implementa através dos parceiros MAHLAHLE e Actionaid, respectivamente.

A visita de cortesia marcou o fim das actividades do primeiro dia das actividades de Monitoria Conjunta levada a cabo pelo Especialista em Desenvolvimento de Negócios, da Associação ActionAid Reino Unido (AAUK), Timothy Deayn.

Event location