SoldMoz-ADS e parceiros apresentam o Projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens aos governos distritais de Nampula, Nacala e Meconta

SoldMoz-ADS e parceiros apresentam o Projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens aos governos distritais de Nampula, Nacala e Meconta

  • Start:
  • End:
  • Time:

A Solidariedade Moçambique-ADS e o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo de Nampula (IFPLAC) em parceria com a Actionaid Moçambique, apresentaram aos governos distritais de Nampula, Meconta e Nacala, na Província de Nampula, o projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens.

 

Trata-se de um projecto com a duração de 18 meses, financiado pela embaixada da Bélgica em Moçambique, que tem como objectivo melhorar a auto-suficiência e os meios de subsistência dos jovens internamente deslocados e das comunidades hospedeiras.

 

Na componente de promoção de auto-emprego, o projecto pretende-não só formar jovens em termos de conhecimento técnico e prático, mas também promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, apoiando os jovens por meio de actividades de capacitação e intercâmbios sobre educação para a paz e transformação de conflitos, ajudá-los a superar o ódio e o preconceito, bem como desenvolver projectos e iniciativas conjuntas para promover o diálogo intercomunitário e, quando apropriado, a reconciliação.

 

Por outro lado, o projecto visa construir resiliência e criar oportunidades de participação no desenvolvimento económico por meio do fornecimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho, treinamento vocacional e profissional e a promoção do empreendedorismo para jovens.

 

Ainda no mesmo contexto, IFPELAC será responsável pela gestão das formações, incluindo a componente de gestão de empreendedorismo, habilidades para vida e apoiar os jovens a ter licença simplificada para exercerem legalmente as suas actividades depois das formações.

 

Durante as apresentações do projecto nos três distritos, participaram representantes do governo dos distritos, nomeadamente, Administradores dos Distritos de Nampula, Nacala e Meconta, Secretário Permanente do distrito de Meconta, a directora do IFPELAC do distrito de Nacala e membros do governo do Posto Administrativo de Namialo.

Ao nível da província de Nampula, o projecto será implementado nos distritos de Nampula, Meconta e Nacala e vai alcançar 1.000 beneficiários. De referir que, para além de Nampula, a Actionaid está implementar o projecto na província de Niassa, enquanto a MAHLAHLE lidera a implementação na província de Cabo Delgado, beneficiando directamente a 2.500 jovens durante os 18 meses, nas três províncias.

Event location