A Solidariedade Moçambique e Actionaid Moçambique entregaram, depois de Nacala, os Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s) ao Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) de Nampula, com vista a impulsionar a formação técnico profissional de jovens beneficiários do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens.
A entrega dos kits compostos por camisas, calças, botas, óculos e capacetes foi feita nos dias 07 e 08 de Fevereiro em curso, tendo como beneficiários os formandos dos cursos de Serralharia e Soldadura, Electricidade Auto e Instaladora, Mecânica Auto, Refrigeração e Climatização.
Este marco serve para apoiar os beneficiários das formações de diversas especialidades nos cursos profissionalizantes, de modo a estarem devidamente equipados durante as formações, segundo os padrões internacionais de segurança.
Recorde-se que as aulas IFPELAC tiveram início no passado dia 09 de Janeiro de 2023, e os formandos dedicam-se bastante para além de que mostram-se satisfeitos pela implementação do projecto. Sinal disso é que parte dos beneficiários do curso de Corte e Costura já mostram as suas habilidades adquiridas, produzindo uniforme para 55 formandos dos cursos de Processamento de Alimento e Culinária em Nacala e Nampula.
Importante ainda é que os beneficiários das formações irão, igualmente, receber materiais didácticos complementares, nomeadamente, cadernos, canetas, pasta de arquivo, lápis e estógios.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens, financiado pela Embaixada da Bélgica em Moçambique e beneficia jovens na sua maioria deslocados internos oriundos na província de Cabo Delgado, devido aos ataques terroristas.