SOLDMOZ E IFPELAC EM CONFORMIDADE PARA FORMAÇÃO DE MAIS JOVENS

SOLDMOZ E IFPELAC EM CONFORMIDADE PARA FORMAÇÃO DE MAIS JOVENS

  • Start:
  • End:
  • Time:

A Solidariedade Moçambique assinou, na tarde desta sexta-feira (17), com o Instituto de Formação e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) em Nampula, um acordo para formação de mais 222 jovens na sua maioria deslocados internos de Cabo Delgado, acolhidos nas cidades de Nacala e Nampula.

O acordo foi celebrado pelo Director Executivo da SoldMoz, António Mutoua e Henriqueta Nhangumbe, Delegada do IFPELAC de Nampula, esta última, estabelecimento de formação responsável pela gestão das formações, incluindo a componente de gestão de empreendedorismo e habilidades para vida.

A arrancar em Abril deste ano o processo de formação, os 222 jovens vão se juntar aos outros 333 que estão em fase de formação, perfazendo 555 jovens beneficiários da iniciativa que se enquadra no projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens, financiando pela Embaixada da Bélgica e implementado pela Solidariedade Moçambique e ActionAid Moçambique.

Os jovens beneficiários são formados em cursos de Corte e Costura, Processamento de Alimentos, Culinária e Pastelaria, Serralharia e Soldadura, Refrigeração e Climatização, Mecânica Auto, Electricidade Auto e Instaladora, Canalização e Pedreiro. Por isso espera-se melhoria da vida dos jovens nos próximos tempos depois da formação.

O Projecto Promovendo Oportunidades de Emprego para Jovens visa, igualmente, construir resiliência e criar oportunidades de participação no desenvolvimento económico por meio do fornecimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho, treinamento vocacional e profissional, bem como a promoção do empreendedorismo para jovens.

Nesta componente de promoção de auto-emprego, o projecto pretende não só formar, em termos de conhecimento técnico e prático, como também promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, apoiando os jovens por meio de actividades de capacitação e intercâmbios sobre educação para a paz e transformação de conflitos, ajudá-los a superar o ódio e o preconceito, bem como desenvolver projectos e iniciativas conjuntas para promover o diálogo intercomunitário e, quando apropriado, a reconciliação.

Event location