SOLIDARIEDADE MOÇAMBIQUE REFORÇA RESPOSTA À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS EM CONTEXTO PÓS-ELEITORAL
A Solidariedade Moçambique participou recentemente de uma formação de dois dias, realizada na cidade de Maputo, dedicada ao uso de ferramentas de monitoria da violência contra crianças e ao fortalecimento de técnicas de recolha de dados. A iniciativa, promovida pelo Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) em parceria com a UNICEF, contou com representantes de organizações da sociedade civil das províncias de Nampula, Zambézia, Inhambane, Maputo e Sofala.
O treinamento decorreu no contexto das preocupações agravadas pela violência pós-eleitoral de 2024, que expôs muitas crianças a situações de risco, particularmente nas províncias de Nampula e Maputo. Foram debatidos mecanismos de resposta, prevenção e monitoria para garantir maior protecção às crianças durante períodos de instabilidade política.
Em paralelo a estas acções, a Solidariedade Moçambique havia criado, no auge do processo eleitoral, um Comité de Resposta e Resolução de Conflitos Eleitorais para a província de Nampula. Este comité teve como foco principal a promoção dos direitos humanos, com ênfase na não instrumentalização de crianças em processos eleitorais.
Durante essas interacções, foram apresentados casos concretos de violações de direitos humanos decorrentes das manifestações eleitorais, que posteriormente foram encaminhados às autoridades competentes.
Com estas iniciativas, a organização reitera o seu compromisso com a defesa dos direitos da criança e o fortalecimento da cidadania democrática no país.

