SOCIEDADE CIVIL DE NAMPULA REFORÇA COMPROMISSO COM O DIÁLOGO NACIONAL INCLUSIVO
Recentemente, teve lugar na cidade de Nampula uma mesa redonda com o objectivo de debater a participação da sociedade civil no compromisso político para a paz e reformas, sob o tema: “Construindo pontes para um diálogo nacional inclusivo e representativo”.
O evento, organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), contou com a participação de académicos, organizações da sociedade civil, grupos de jovens, mulheres, pessoas com deficiência, artistas informais, confissões religiosas, activistas e líderes tradicionais.
A Plataforma das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Nampula manifestou o seu posicionamento a favor de um Diálogo Inclusivo Nacional, como caminho essencial para superar os conflitos recorrentes, sobretudo em períodos eleitorais. A Plataforma defende que este processo deve ser genuíno, participativo e garantir a inclusão de vozes historicamente marginalizadas.
Para tal, é necessário ultrapassar barreiras como o preconceito, desigualdade de poder, desconfiança entre os actores e falta de espaços seguros de expressão. As OSCs reafirmam o seu compromisso com a paz, a democracia e a construção colectiva de soluções sustentáveis para os desafios do país.


