Conheça a Nossa História
Somos uma organização moçambicana aprendente, que trabalha na promoção de direitos humanos, justiça social, descriminação positiva de género e na construção de uma sociedade que respeita a diversidade e inclusão com vista a eliminação da pobreza e injustiça. Fomos fundados em 2012 e estamos presentes em 3 províncias de Moçambique, com as nossas actividades alcançamos até ao momento cerca de 1.5 milhões de pessoas na região onde operamos. Desde 2013, trabalhamos em 207 comunidades nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Norte da Zambézia, atuamos com uma rede de 225 agentes de mudança. A nossa estratégia é trabalhar em parceria com as diferentes formas de organizações comunitárias, plataformas de organizações da sociedade civil locais, com organizações nacionais e internacionais em programas e projectos de participação e democracia, mudanças climáticas, equidade e igualdade de género, resposta humanitária e indústria extractiva.
O nosso desafio é de prover serviços de lobby e advocacia de qualidade, a fim de auxiliar ao nosso grupo alvo a alcançar seus objectivos e interesses de forma eficaz e inovadora, através de activistas e colaboradores qualificados, valorizados e dedicados a preservar a credibilidade construída ao longo dos 10 anos de actuação da organização.
Visão
Um País livre da pobreza e injustiça social, onde cada pessoa possa exercer livremente o seu direito e uma vida condigna.
Missão
Trabalhar com as pessoas pobres e excluídas dos seus direitos, bem como as suas organizações para reforçar o seu poder e posicionamento nos espaços de tomada de decisões que afectam directa ou indirectamente as suas vidas.
Nossas Politicas
As nossas políticas baseiam-se nos nossos valores que constituem a nossa cultura institucional e não orientam apenas a forma como os colaboradores e membros da SoldMoz, mas também estendem-se aos nossos parceiros, doador, activistas e nossos fornecedores de bens e serviços.
Política de Direitos Humanos – Ela salvaguarda o respeito pelos direitos humanos do nosso grupo alvo e todos aqueles com quem nos lidamos.
Política Anti-corrupção – Orienta a condução a governação e administração da SoldMoz a pautar uma gestão com altos padrões de transparência e integridade de acordo com os valores institucional e também estende-se para aqueles com que a organização lida e colabora.
Política de Salvaguarda e Protecção de Crianças e Pessoas Vulneráveis- Protege o abuso e desrespeito da dignidade destes grupos sociais e exorta aos colaboradores e todos aqueles que se relacionem com a organização a respeitar e a fazer a descriminação positiva.
Áreas de Actuação
Possui um Plano Estratégico com horizonte temporal de 5 anos (2021-2025), com 4 pilares estratégicos, a saber:
Gestão e Governação Sustentável dos Recursos Naturais
- Promovemos advocacia para reformas legislativas do sector, com enfoque para terra, florestas, pesca, minas e hidrocarbonetos;
- Facilitamos a criação e fortalecimento das OCBs para monitoria da gestão e governação de recursos naturais.
Cidadania, Democracia e Boa Governação
- Promove o engajamento cívico dos cidadãos para demandar as instituições exigindo o respeito pelos seus direitos, interesses e sua participativa activa nos processos de tomada de decisões que afectam as suas vidas;
- Promove a criação de fóruns e plataformas locais de OCBs e ONGs para seu engajamento no debate sobre governação e democracia, influencia nas reformas legislativas;
- Promove a participação política dos jovens e mulheres de modo a monitorar os processos democráticos (observação eleitoral);
- Fortalece as instituições democráticas (Assembleias sub-nacionais) de modo a representarem os interesses dos seus eleitores.
Indústria Extractiva
- Facilitamos a monitoria dos impactos da indústria extractiva através das OCBs;
- Advogamos as boas práticas e respeito de direitos humanos no sector extractivo.
Mudanças Climáticas e Resposta Humanitária
- Promovemos a mobilização comunitária para o engajamento das comunidades e instituições para a busca de medidas mais resilientes sobre os impactos das mudanças climáticas;
- Influenciamos aos governos locais a incluir as questões de mudanças climáticas nos seus instrumentos de desenvolvimento, a planificar e a orçar na perspectiva de género;
- Assistência humanitária para as comunidades afectadas pelos desastres naturais e conflitos armados;
- Promovemos o desenvolvimento das mulheres em situação de emergência e em conflito armados.